Alfabetizar sem segredos

Atividade de caça-palavras

Para a criança, que se encontra na hipótese pré-silábico ou silábico, conseguir realizar com autonomia a atividade de caça-palavras, é necessário que o professor trabalhe com ela a compreensão das palavras  para poder ajudá-la a desenvolver a noção das  palavras que precisarão ser encontradas  .

Atividade de caça-palavas 001

A criança precisa:

  1. Observar as palavras relacionando-as com as imagens correspondentes. Essa é uma das maneiras de oferecer à criança, que ainda não sabe ler convencionalmente, a possibilidade de entender qual o significado e o significante das palavras que serão encontradas no caça-palavras;

 

  1. Identificar e registrar a letra inicial e final das palavras para não ficar confusa quando estiver procurando as palavras no caça-palavras;

 

  1. Contar e registrar quantas letras há em cada palavra  para perceber o número de letras que tem em cada palavras .

 

Quando a criança compreende que para encontrar as palavras em um  emaranhado de letras,  ela só precisará saber qual a letra inicial, final e a quantidade de letras exata que contem em cada palavra,  ela desenvolverá  a atividade com mais autonomia e motivação.

Outra sugestão que acredito ser muito válida para familiarizar a criança com a atividade é repetir as letras que preenchem o caça-palavras várias vezes, como no exemplo 01.  Quando a criança já estiver conseguindo realizar sozinha o ideal é diversificar o máximo possível as letras (exemplo 02).

Se gostou baixe em PDF  e compartilhe.

PDF:atividade de caça palavras  o nível pré

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *