Alfabetizar sem segredos

Sobre o Blog

Como surgiu a ideia da criação do Blog?

 

 

       Alfabetizar sem segredos

Olá! Sou Cleonice Souza, idealizadora do blog Alfabetizar sem Segredos.

 

A ideia da criação do Blog Alfabetizar sem Segredos surgiu durante um encontro de formação do Pacto em 2012 no município de São Sebastião do Passé, BA, quando uma colega, ao apreciar algumas sugestões de atividades diversificadas que eu havia construído, com a finalidade de auxiliar as professoras do 2º e 3º Ano dos anos iniciais, mencionou que seria muito bom se eu criasse um blog para socializar as minhas atividades.

 

Inicialmente, mesmo entusiasmada, não levei a ideia de blog a sério. Nesse intervalo, continuei apaixonada por desenvolver atividades para alfabetização. Sempre acreditei que o objetivo maior de uma atividade é possibilitar que a criança supere a etapa em que se encontra e avance para um nível posterior.

 

Mesmo não estando diretamente na sala de aula, o desejo de continuar construindo atividades e instrumentos para auxiliar os professores no processo de alfabetização sempre me encantou. Embora estando na função de Coordenadora Local do Programa Pacto/Pnaic e atualmente de Gestora Escolar, nunca consegui me desligar dessa fascinante atribuição docente, que é desenvolver atividades que favoreçam o processo de alfabetização dos estudantes.

 

Hoje, além de desenvolver atividades para ajudar as minhas colegas de trabalho em sala de aula, também busco criar instrumentos de análises que possam favorecer os aspectos voltados para a dimensão pedagógica.

 

Sempre que tenho oportunidade aplico as atividades e instrumentos que desenvolvo com as crianças e professores para verificar se realmente são produtivas  e se atendem os níveis de escrita e às necessidades dos professoras. É dessa forma que consigo analisar e compreender qual a mediação ideal que o professor precisará realizar, durante o realização da atividade, para ajudar  as crianças a terem êxito na aprendizagem, durante o processo de alfabetização.

 

Portanto, uma vez que criar e recriar atividades para a alfabetização é uma das minhas paixões, logo resolvi retomar a sugestão da colega. Antes, porém, pedi a Deus permissão e coragem para publicar o Blog Alfabetizar sem Segredos. Com este pretendo socializar minhas sugestões de atividades e instrumentos para os professores, coordenadores e gestores dos anos iniciais, que buscam, assim como eu, alternativas que possam colaborar para que as crianças consigam aprender a ler a e escrever na idade certa.