Alfabetizar sem segredos

Como trabalhar espaçamento entre palavras

A descoberta dos espaços entre as palavras acontece, quando a criança passa a entender  a importância dos espaços e compreende  que existe palavras com pouca letras em  frases e em textos.

Como trabalhar espaçamento entre palavras 

alfabetizacao-tividade-de-espacamento-entre-palavras-001

Baixe em PDF:

atividade-de-espacamento-com-o-texto-a-dona-aranha

Essa atividade é uma maneira divertida e conceitual para possibilitar que as crianças percebam os espaços entre as palavras e compreendam que existem palavras no texto que são escritas com uma única letra, como é o caso do (é, a, o…) Vamos lá?

  • É preciso apresentar e explorar o texto de maneira significativa (sugestão abaixo) para que as crianças se familiarizem;

 

  •  É importante que essa atividade seja construída inicialmente de maneira coletiva, para que os alunos compreendam o desenvolvimento da atividade e tenham autonomia quando forem realizar individualmente;

 

  •  Explique para as crianças onde começa e onde termina cada linha do texto e em seguida vá numerando cada linha;

 

  • Construa a tabela de análise no quadro (ex.: tabela presente na atividade individual acima). Pergunte as crianças onde fica a linha um, dois… Para que elas localizem no texto o que será solicitado;

 

  • Quando perguntar qual é a palavra que tem mais letras em cada linha, a maioria das crianças não terá grandes dificuldades. Porém, diante das palavras menores eles ficarão em conflito, porque no início da alfabetização acham que não existem palavras com uma, duas letras, como também, acham que as palavras só nomeiam coisas.

  • A professora terá uma tarefa muito importante nesse momento para que as crianças identifiquem os espaços e compreendam que existem também palavras com poucas letras, que não são nomes de coisas e que dão sentido ao texto. A consigna que sugiro é a seguinte: Ao perguntar qual a menor palavra na linha 1 (A DONA ARANHA), por exemplo, certamente as crianças responderãoDONA e na linha 6 (O SOL JÁ VEM SURGINDO) será raro que alguma responda as palavras O e VEM, porque no nível inicial da alfabetização as crianças acham que não existe palavras com poucas letras e só escreve nome de coisas e pessoas.

  • A professora precisará desafiar as crianças dizendo o seguinte:“Turminha, vou circular as palavras com poucas letras no texto, depois irei ler somente as que não foram circuladas, depois com todas. Fiquem atentas para ver qual das leituras realizadas entenderemos melhor o sentido do texto. Hummm! Não deu para entender direito a primeira leitura, já a segunda leitura entendi direitinho. Então o (A, O, JÁ, VEM) presentes nas linhas 1 e 2 são palavras. Portanto, precisam permanecer, pois dão sentido ao texto. Então a menor palavra na linha 1 é (A) e na 2 é (O)”.

  • Quando as crianças percebem a noção de espaços entre as palavras, elas evoluem de maneira significativa na construção da escrita.

  • É possível desenvolver essa atividade com qualquer gênero textual, basta selecionar o trecho do texto que mais possibilite a reflexão e a análise sobre os espaços no texto, ou seja, um trecho que tenha bastante palavras com uma a três letras (é, o, de, em…)

  • Esse momento é muito importante é agora que você irá avaliar se os alunos se  identificar e se compreenderam a importância dos espaços entre as palavras e também orientar aqueles que ainda demonstram dificuldades. Não esqueça de realizar essa atividade mais vezes até a criança entender e identificar os espaços entre as palavras.

  • Agora mãos à obra! Espero que tenha gostado da sugestão de atividade e contribuído para a sua prática alfabetizadora.

 

Sequência Didática com o texto: A Dona Aranha

 

  • 1º Tente realizar um passeio no baú da memória das crianças, proponha na rodinha o resgate da lembrança da música Dona Aranha. Para isso, será mais motivador e interessante apresentar às crianças imagens que reportem à música para elas adivinharem. Ex.: retirar de uma caixa a figura de uma parede desenhada num papel metro pardo, depois da chuva, do sol e por fim, a da aranha. À medida que as imagens são expostas, vai-se montando um mural bem legal.
  • 2º Depois que as crianças memorizarem o texto outra sugestão seria desenhar com piloto preto nas costas das mãos delas uma aranha para que elas simulem a subida da aranha na parede do cartaz assim como a música sugere.
  • 3º Assim que as crianças descobrirem de qual música se trata escreva no cartaz o nome da música para que elas observem a transcrição da fala para a escrita.

Ex.: Painel

aranha-2

Depois dessa atividade divertida é importante trabalhar a interpretação oral da música para que as crianças registrem em suas memórias o texto empregado de maneira significativa. A partir das consignas:

  • O que a Dona Aranha estava tentando fazer?
  • Será que ela conseguiu?
  • O que estava impedindo a Dona Aranha de subir pela parede?
  • Qual a característica da Dona Aranha?
  • Vocês conhecem alguém assim?
  • O que é uma pessoa teimosa?
  • Uma pessoa teimosa é igual a uma desobediente? Por quê?
  • O que será que Dona Aranha estava tentando fazer depois que subisse na parede?

  • Se gostou, coloque seu comentário ele é muito importante para mim.

Imagens retiradas do google.

9 comentários sobre “Como trabalhar espaçamento entre palavras

    1. Alfabetizar sem segredos Autor da Postagem

      Fico muito feliz por ter gostado! Visite sempre para acompanhar as novidades, seus comentários são muito importantes para mim. Mil beijocas no coração.

  1. Lindinalva Silva

    Amei a ideia vou sugerir para meus professores .Também vou pegar com sugestão para quando eu voltar para minha sala de aula . Tiro o chapéu para você parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *